quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Hoje falei com os alunos dos 1º anos/inicial sobre um assunto que todo mundo conhece e faz, mas tem vergonha de confessar. Algo que pode ser barulhento, silencioso  e fedido. Algo que Você já sabe do que estou falando?
Sim, li um livro que trata sobre problemas gastrointestinais, flatulências, mais conhecido como pum!Guarda os maiores segredos dos “Contos de Fadas”, mostrando que as histórias conhecidas podem ter outras versões.
O livro lido foi ATÉ AS PRINCESAS SOLTAM PUM” de Ilan Brenman – Editora Brinque-Book, cuja sinopse encontra-se abaixo.
“Laura é uma garotinha (como toda criança) bem curiosa e uma das questões que mais a intriga (e a seus colegas de escola também) é saber se as princesas soltam ou não pum. Ela recorre ao pai para esclarecer a dúvida tão perturbadora, que, por sua vez, recorre ao antigo “livro secreto das princesas” e, com ele, a confirmação: “sim, Cinderela, Branca de Neve e até a Pequena Sereia sempre soltaram pum!.”Mesmo diante da realidade, Laura sabe que as princesas dos contos de fadas continuam sendo as mais lindas princesas...
A leitura foi bastante tranqüila e despertou a curiosidade dos alunos. A primeira reação das crianças foi a risada e de maneira simples e gostosa participaram da leitura com muita atenção e curiosidade. Além de prometerem não revelar o segredo das princesas para ninguém!
Esse pedacinho do Projeto “Vamos Simplesmente Ler” virou uma gostosa brincadeira. Que venham outras!
Beijos

Cibele
“Exigências da Vida Moderna” de Luiz Fernando Veríssimo foi a crônica que li à Equipe de apoio. Foi um momento de prazer e de reflexão sobre nossa vida e sobre o gerenciamento do nosso tempo.
      E é exatamente sobre isso que trata o texto que com bastante ironia busca mostrar como nos tornamos escravos do tempo, fazendo mil coisas, correndo de um lado ao outro sem a devida qualidade de vida.
      Realmente o tempo passa rápido demais e a vida é curta, então devemos aproveitar o pouco tempo que temos. Não deixe a vida passar sem ter vivido!
Sobre o Autor: Luis Fernando Veríssimo é um dos mais respeitados cronistas brasileiros, autor de best-sellers inesquecíveis, como Comédias da Vida Privada e Clube dos Anjos. .
Filho de Érico Veríssimo, um dos maiores nomes da literatura nacional, Luis Fernando Veríssimo nasceu em Porto Alegre, em 26 de setembro de 1936. Aos 16 anos, foi morar nos EUA, onde aprendeu a tocar saxofone, hábito que cultiva até hoje – tem um grupo, o Jazz 6.  É jornalista. Antes de se dedicar exclusivamente à literatura, trabalhou como revisor no jornal gaúcho Zero Hora, em fins de 1966, e atuou como tradutor, no Rio de Janeiro. Casado há mais de 30 anos com Lúcia Veríssimo, sua primeira “namorada séria”, tem três filhos: Fernanda, Mariana e Pedro.
Beijos
Cibele

quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Uma ideia toda azul - autora: Marina Colasanti

Esta foi a história que escolhi ler para finalizar o Conselho Ano Ciclo dos 3ºs anos iniciais. Escolhi por se tratar de uma história que dialoga com o inconsciente mostrando o quanto é importante compartilhar nossas idéias e nossas histórias.
O rei teve uma idéia... brincou com ela pelos jardins, mas ficou com medo de...
Leiam esta história instigante!


Marina Colasanti (Sant'Anna) nasceu em 26 de setembro de 1937, em Asmara (Eritréia), Etiópia. Viveu sua infância na Africa (Eritréia, Líbia). Depois seguiu para a Itália, onde morou 11 anos. Chegou ao Brasil em 1948, e sua família se radicou no Rio de Janeiro, onde reside desde então.
Possui nacionalidade brasileira e naturalidade italiana.Entre 1952 e 1956 estudou pintura com Catarina Baratelle; em 1958 já participava de vários salões de artes plásticas, como o III Salão de Arte Moderna.
Leia mais

Rose Benedita

quinta-feira, 16 de agosto de 2012

A história do leão que não sabia escrever - Martin Baltscheit

Diretora Rose lendo o livro: A história do leão que não sabia escrever - Martin Baltscheit, para os alunos do Ensino Fundamental I do período da tarde






PAPE - DEBORA

segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Mushil Gusha

"O lenhador fica preso no tronco até cumprir a promessa que fizera a Mushkil Gusha..."
Mushkil Gusha é o removedor de dificuldade... foi esta a história que ofereci para os professores no HTPC de quinta-feira, dia 2 e para o pessoal da cozinha na sexta-feira, dia 03.
Rose Benedita

quinta-feira, 2 de agosto de 2012

EJA no PROJETO

Ontem (01/08) iniciamos a 7a fase do nosso Projeto de Leitura "Vamos simplesmente ler".
Fizemos na EJA a leitura do livro o Leão que não sabia escrever. Na oportunidade, estávamos também realizando a Assembléia Geral com os alunos, na qual, construímos nossas rotinas e regras para o bom convívio entre todos.
Esta leitura foi excelente para a ocasião, pois a história relata a busca do leão em aprender a escrever para conquistar a leoa. Fazendo analogia com a EJA, nossos alunos buscam na escola aprendizagens outrora perdidas por diferentes motivos e precisam acreditar em seu próprio potencial para conseguirem desenvolver suas competências nas diferentes áreas de conhecimento, integrando a escola com o seu cotidiano.
Que maravilha foi este encontro. A porta para o mundo do saber é aceitar o convite: vamos simplesmente ler?
Abraços
Érika - PAD

quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Sinopse - A história do leão que não sabia escrever - Martin Baltscheit

O leão não sabia escrever. Mas isso não o atrapalhava, pois ele sabia rugir e mostrar os dentes. E o leão não precisava de mais nada. Só que um dia ele encontrou uma leoa e passou a depender dos outros para trocar cartas de amor com ela. Aí o leão percebeu que saber rugir não bastava.


Foi história acima que eu e a Cibele lemos para os alunos do Ensino Fundamental. A Cibele leu para os alunos do período da manhã e eu para os alunos do período da tarde.
A leitura foi feita no pátio, na entrada. Os alunos sentaram-se no chão e foram convidados a ouvirem. Ao final, os alunos aplaudiram a leitura. Alguns alunos até mesmo me parabenizaram. Foi uma experiencia muito rica para mim. Agradeço a todos os alunos, pois foram muito respeitosos e curiosos!


Sobre a história: quantas vezes o fato de não sabermos ler e escrever nos limita? O leão tinha um propósito, escrever sobre seus sentimentos para a leoa. Para isso, solicitou ajuda a diversos bichos, até que a própria leoa mostrou-lhe que ele era capaz! Se o leão foi capaz de aprender a ler e escrever, TODOS somos capazes de aprender a ler e escrever! Basta querermos. Vamos simplesmente ler? E escrever?


Abraços 


Rose

Vamos simplesmente ler?


Esse Blog foi criado com o objetivo de registrar as leituras feitas durante o projeto anual "Vamos simplesmente ler", cuja a
 ideia "...é a disseminação da leitura na escola e nessa comunidade para sensibilizar e despertar nos educadores, funcionários, alunos adultos, crianças e famílias, o interesse pelo gosto de ler, tornando-se leitores-multiplicadores, fazendo relação texto e contexto, leitura de vida e de mundo, resgatando e revalorizando a identidade étnica, cultural e local, sempre se pensando na leitura por lazer." PPP (Projeto Político Pedagógico) da EMEB Professora Ermínia Paggi.