quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Depoimentos...

" Fui convidada pela Professora Marilia a ler um conto para seus alunos, dos quais minha filha faz parte. Escolhi o conto "O Barba Azul", com a ajuda do Caio que é responsável pela biblioteca, a ajuda dele foi super bacana.
Bom! Ao ler para as crianças apesar de conhce-lás, pois já havia participado de alguns passeios com a classe, senti um pouco de vergonha no início, mas procurei passar o máximo de tranquilidade e ler com atenção. Não posso negar que me deixei envolver com a história (depois que o nervosismo passou) e acredito que as crianças gostaram e se envolveram também.
Aconselho aqueles que não participaram ainda a fazer este trabalho que além de aprendizado faz da educação e exemplo de leitura ".
 
Andréia
Mãe de aluna da professora Marilia
25-10-2012
 
 



 


" Fiquei muito feliz de poder ler uma história para os alunos da professora Lúcia, pois a leitura é a base de tudo".
Dora, mãe do aluno Augusto
25-10-2012
 


 
Leitura: João e o pé de feijão
 



 
"Foi uma experiência maravilhosa a leitura em sala de aula realizada pelos pais, a professora Izabel é nota 10 na postura e  na integração com seus alunos. Sou pai da Rebeca e queria paranabenizá-la pelo trabalho! Parabéns! Agradeço também pela oportunidade maravilhosa que você professora me deu, me senti honrado em particpar  de mais perto do ensino de minha filha e sempre que precisar estarei aqui! Muito obrigado a professora Izabel e a direção da escola.
 
Rodinei, pai da aluna Rebeca da professora Izabel M
19-10-2012
 
Leitura realizada: O patinho feio
 


PAPE: Debora C.

sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Lendo para os pequenos - Professora Magali e Méris


Leitura realizada no dia 11 de outubro de 2012.
 
Depoimento de dona Eliane S., mãe da aluna Anna da professora Magali
 
" O recebimento foi ótimo, todos estiveram muito atentos a histórinha, que tem como atrativo o dia de trabalho do papai Urso na organização da casa, enquanto o Ursinho  tem o interesse de brincar.
Os olhinhos curiosos das crianças estavam aguardando a exibição das páginas lidas.
No final da leitura recebi muitos beijos e abraços de agradecimento e minha filha ficou muito feliz com esta minha participação que resume-se em cooperação gratificante".
Eliane S.
 
PAPE - Debora C.

quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Vamos simplesmente ler


Projeto : Vamos simplesmente ler ....”

“ Mas diz a sabedoria,

que por experiência sabe:

não há mal que sempre dure,

bem que nunca se acabe;

o destino de uma vida

na asa dum instante cabe”

(trecho do livro)

 

Bom dia para vocês porque o meu iniciou maravilhoso!!!

Hoje vivi uma oportunidade que me trouxe muitas lembranças e emoções...

Fui convidada pelos alunos da Professora Luana, do 3° ano A, do ciclo inicial, para fazer uma leitura em sua sala.  Esse convite foi feito há mais de 15 dias, porém eu queria ler para eles, algo bem... bem legal e diferente. Pesquisei vários livros na nossa biblioteca e achei um bem interessante: A Guerra dos Bichos – cordel para crianças de Luiz Carlos Albuquerque. Editora Brinque-book. Ilustrações Fê.

Antecipadamente, avisei a professora sobre a minha escolha e entreguei a ela um material sobre Cordel, Xilografia e Patativa do Assaré para que depois da minha leitura desse mais informações às crianças sobre o gênero escolhido por mim.

Marcamos então a data: 17/10 as 9h20. Confesso que apesar de minhas experiências de mãe, avó, professora e coordenadora, fiquei ansiosa e apreensiva.

Entrei na sala e pedi que sentassem em círculo e a professora sugeriu que sentassem no chão. Logo “uma bonitinha” pegou uma cadeira para eu sentar. Nesse momento, vendo as crianças sentadas no chão, resolvi que também iria sentar com eles e como eles...no chão. Comentei com as crianças o meu desejo e acrescentei: - Só não sei se depois conseguirei levantar!!! rsrs

Rapidamente os alunos propuseram: Senta, senta sim que depois  ajudamos você levantar!!  ( e até mostraram como fariam...rsrsrs). Vale registrar que além dessa disposição solidária, o brilho dos olhos deles e a expectativa que minha resposta fosse positiva, duvido que eu consiga esquecer...

Fiz a leitura com todos ao meu redor, bem encostadinhos, ansiosos e felizes...uma delícia...

Enfim, o interesse, a alegria, o respeito e o carinho que as crianças me deram hoje...NÃO TEM PREÇO...

Entrei para oferecer algo para eles, mas na verdade, de coração, acho que quem mais ganhou fui eu...

Rosana

Coordenadora Pedagógica do Fundamental
 








 
PAPE - DEBORA C.

terça-feira, 2 de outubro de 2012

O Macaco danado

Em 02 de outubro foi a vez da dona Eliete, mãe do aluno Alan da professora Isabel ler o livro: Macaco danado



 
" Foi o Alan que escolheu o livro, foi legal e gostoso, como nunca tinha participado foi muito emocionante."




 
PAPE - Debora C.

segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Leituras realizadas no 3º ano - Ciclo I - Professora Luana


“É muito gratificante participar da vida de nossas crianças. É uma experiência muito especial, ver todos aqueles rostinhos prestando atenção e ouvindo a história.
Eu pessoalmente participei e participaria quantas vezes fosse preciso deste projeto de leitura, achei muito legal.”  Relato de Fátima Alves, mãe do Aluno Victor Sales, após leitura do livro “Chapeuzinho Amarelo”, de Chico Buarque, para a turma do 3º ano A manhã da professora Luana Luiz, em 18 de Setembro de 2012.
 


 “Achei muito legal ler para as crianças. Elas ficaram bem atentas, prestaram muita atenção. Gostei muito da possibilidade dos pais terem mais contato com a escola e fui muito bem recebida por todos.” Relato de Santhiely Gomes Sales, mãe do Aluno Victor Sales, após leitura do livro “Era uma vez... Uma Maria Farinha”, de João Bosco, para a turma do 3º ano A manhã da professora Luana Luiz.


 
“Hoje, 19 de setembro tive uma experiência diferente na minha vida. Fui convidada a fazer uma leitura para classe do meu filho Iago, turma do 3º ano.
Foi muito bom, todos ficaram quietos e atentos, foi interessante, pois nunca havia feito algo assim, e foi ótimo Poe que tive a oportunidade de participar diretamente da vida do meu querido filho na escola e na classe, isto é muito bom.
Aliás a escola sempre nos dá esta oportunidade e sempre que posso participo.
Estou muito grata e muito contente.” (Relato de Ivanete Rodrigues Assencio após leitura do livro “Uma oficina animal”, da autora Iraê Martins, para a turma do 3º ano A manhã da professora Luana Luiz).
 
 

 “Hoje 19 de setembro, fui ler uma história muito legal para o 3º ano A, a sala da minha filha Viviane. O livro era a festa no céu.
Interagi com as crianças é muito legal e muito gostoso. Embora cheios de energia, eles prestaram muita atenção quando estávamos contando a história.
Gosto de contar histórias e ler para os meus filhos em casa, mas ler na escola para toda a turma foi uma experiência única.
Pensar que, de algum modo, talvez eu possa contribuir para que o gosto pela leitura seja desperto ou aguçado neles é muito gratificante! Obrigada pela oportunidade, atenção e carinho!”Relato de Michele Guedes após leitura do livro “Uma festa no céu”, da autora Ângela Lago, para a turma do 3º ano A manhã da professora Luana Luiz.

 

No dia 20 de Setembro o Senhor Giovanny (Pai da aluna Grazielly Araújo) veio ler para nossa turma o livro “Contos Moçambicanos” com fábulas africanas. Este pai trabalha para uma ONG que visa a disseminação da cultura africana dentro do currículo escolar como a LDBEN já propõem. Os alunos gostaram muitos dos contos, cujos quais nunca tinham ouvido. Muitos quiseram relar as histórias posteriormente e por conta disso o senhor Giovanny deixou o livro conosco que está fazendo o maior sucesso. Além deste também disponibilizou para nós o livro (também com histórias africanas) chamado “As Andorinhas”. (3º ano A manhã da professora Luana Luiz).
 
 
Bom para mim ler para as crianças foi uma experiência ótima, porque ainda não tinha tido a oportunidade de fazer nada igual e gostaria que todos os pais que possam fazer algo, que façam e mostrem para seus filhos e para todos os alunos que seus pais e seus professores estão dispostos a preparar para eles um futuro melhor. Agradeço a professora Luana e a escola por essa oportunidade.” (Relato de Islene mãe da aluna Beatriz Rodrigues após a leitura do livro “O Segredo do vento” da autora Sônia Rosa, para o 3º ano A manhã da professora Luana Luiz).
“Ler para as pessoas da secretaria dá muita vergonha, mas é muito legal. Eles prestaram muita atenção e gostaram muito das fábulas que eu li do Livro da nossa Sacola Literária. Eu acho importante ler para as pessoas e gosto quando leem para mim. Quero que outros amigos também leiam para as pessoas da escola pois eles ficam muito contentes. (Relato da aluna Micaella Soares, 3º ano A manhã da professora Luana Luiz). 
 
 
 
Relatos: Professora Luana Luiz
 
PAPE: Debora C.

sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Professora Luana


Ler é um prazer que tenho desde que era uma menina. Meus pais sempre foram grandes leitores e até hoje é difícil não vê-los com um livro nas mãos. Por conta disso o projeto de nossa escola “Vamos simplesmente Ler” foi para mim algo muito agradável de realizar, tanto com os projetos desenvolvidos com a sala de aula, como aqueles que desenvolvemos coletivamente na escola.

Neste setembro nossa gestão escolar deu-nos o desafio de lemos uns para os outros, para nossa comunidade, para alunos de outras salas, para que nossos alunos lessem para outros alunos ou profissionais da escola dentre outros. Este movimento tão gostoso foi acolhido com muito carinho pelos alunos, que convidaram seus familiares a estarem na escola. Temos uma agenda cheia de mães que irão, não apenas para os alunos da sala, mas para outros também.

E assim começa a nosso agito...

 (Da esquerda para direita Luana, Zilma e Elisângela)

 No dia 13 de setembro escolhi as professoras que fazem atendimento para as crianças do AEE (Atendimento Escolar Especializado), para realizar para estas uma leitura. Escolhi o livro “Vira, Vira, Vira Lobisomem”, da autora Lúcia Pimentel Góes, com ilustrações de André Neves. O livro traz de maneira muito lúdica e gostosa uma visão de como, ao longo de nossas vidas, nós amadurecemos e nos tornamos cada dia mais sábios e em paz conosco e com o mundo. Ao término da leitura conversamos muito sobre como nos modificamos e aprendemos, mas que muitas vezes não percebemos nossas mudanças, quem as percebem são as pessoas que estão a nossa volta. Aprendi muito ao ler e conversar para estas professoras.

Professora Luana B. C. Luiz (3º Ano A, manhã)

PAPE: Debora C.

quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Poesia...

A aluna Ana Julia S.  realizou a leitura do poema: " A porta" de Vinicius de Moraes, para os alunos durante a reunião de representantes de classe (12/09), realizada no laboratório de informática, sobre o uso dos ambientes da escola.
 

"Foi muito legal, pois a sala estava cheia" Ana Julia.

 
Ela adorou fazer a leitura, já que eram alunos de todos os anos ciclos da manhã. O texto lido faz parte do livro: Ler e Escrever que estamos estudando com os alunos dos 2ºs anos - ciclo I.
 
(Relato professora Marlise - 2º ano- ciclo I - Turma: C
 
 
 

A Porta
Eu sou feita de madeira
Madeira, matéria morta
Mas não há coisa no mundo
Mais viva do que uma porta.

Eu abro devagarinho
Pra passar o menininho
Eu abro bem com cuidado
Pra passar o namorado
Eu abro bem prazenteira
Pra passar a cozinheira
Eu abro de sopetão
Pra passar o capitão.

Só não abro pra essa gente
Que diz (a mim bem me importa...)
Que se uma pessoa é burra
É burra como uma porta.

Eu sou muito inteligente!

Eu fecho a frente da casa
Fecho a frente do quartel
Fecho tudo nesse mundo
Só vivo aberta no céu!


http://www.casadobruxo.com.br/poesia/v/porta.htm
 
PAPE: Debora C.


A lei do mais forte (Fábulas)

No dia 27  de setembro foi a vez da dona Silvana, mãe da aluna Stephany da professora Isabel ler uma fábula para a turminha, a fábula que leu foi de um leão que se apaixonou e era muito prepotente, em nome do amor aceitou as exigências do pai de sua amada, mas no final não deu certo o que ele queria....
 
 
Leia a história!!!
 
“Os alunos gostaram muito da história, foi uma experiência nova contar  histórias para tantas crianças já que conto só para minha filha, foi  uma surpresa para ela e um privilegio para mim fazer parte da historia desta escola."
 
 
 






 
PAPE - Debora C.  

quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Pocahontas

A dona Maria do Carmo, mãe da aluna Isabella da professora Isabel do 1º ano - ciclo I, esteve em nossa escola no dia 21 de setembro para ler a história da Pocahontas para a turma da sua filha. 
 
 
 
 
 
 

PAPE - Debora C.
 
 
 

segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Lendo para os alunos


Livro: DEUS AMA VOCÊ COMO VOCE É

Autora: Mary Lain e Ilustradora: Melissa Alachev

 Misslene, mãe da Leticia, professora Anastácia

“Durante a leitura os alunos demonstraram empolgação, riram bastante, lembravam dos amigos pelas características dos personagens e até a professora riu muito, trouxe o livro por ter uma linguagem infantil e  trás alguns valores aos alunos independente de cor,  raça, religião, etc. Para mim a leitura tem que ser um momento prazeroso não obrigatório”



PAPE: Debora C.

Sou feliz, por isso estou aqui...

Superfantástico... ouvir as crianças cantando com muito animo a música do Balão Mágico. Hoje foi esta a música escolhida para trazer as crianças ao ambiente escolar. Embarcar nesse balão do conhecimento e aventurar-se em palavras, números antes nunca explorados. As crianças liam a letra em seus encartes e acompanhavam, algumas vezes o Magno, seguindo a orientação da Cibele diminuía o volume do som do aparelho de DVD, só para ouvirmos a voz animada das crianças. Muito obrigada alunos do Ermínia por nos proporcionarem mais um grande experiência para nossas vidas! A vontade minha, da Marilia e da Ednéia era sair dançando e voando!
Abraços
Rose Benedita 

segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Quem canta os males espanta, a gente é feliz!

Como já comentado pela Cibele, iniciamos hoje, mais uma etapa a favor da aprendizagem de nossos alunos. Aliás uma etapa bem divertida!
A intenção é estimular a leitura de letras de música e expandir esse universo da criança que algumas vezes é empobrecido pela oferta das mesmas letras e músicas pelos meios de comunicação. Começamos com músicas já conhecidas para mais tarde ampliar o repertório. Entregamos um encarte com as letras (menu) das músicas que cantaremos até meados do mês de outubro. Hoje queríamos fazer uma surpresa, por este motivo não entregamos a letra antes. Mas ficaram com as letras e terão acesso antes do canto.
Como plano de fundo nosso objetivo é trazer recursos prazerosos de aprendizagem para a escola. A música desperta algumas sensações muito úteis para o processo de aprendizagem: prazer, alegria, entre outros.
Abraços
Rose Benedita

CANTAR É TAMBÉM LER

     Iniciamos o dia CANTANDO! Ahhhh, como é bom cantar!
     A música escolhida para o dia de hoje foi "Ciranda da Bailarina" de autoria de Chico Buarque e as crianças adoraram!
    Primeiramente a letra da música foi distribuída aos alunos que puderam acompanhar a música lendo e cantando.
    Notei que por ser a primeira vez que fazemos a atividade, os alunos ouviram a canção e cantaram timidamente. Então, decidi colocar a musica mais uma vez num volume mais baixo, alegando que gostaria de ouvir a voz das crianças. Desta vez, os alunos cantaram juntos e ao final elogiaram a atividade e demonstraram interesse na continuidade da "cantoria" que acontecerá todas às segundas feiras.
    Particularmente, achei que a atividade foi um sucesso, as crianças gostaram e eu amei!
    Na verdade, sempre sonhei ser bailarina, mas acabei ficando com as coisas que todo mundo tem, menos as bailarinas!

Beijos

Cibele

quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Pais lendo...

        O texto foi escolhido pela professora Maria Célia que solicitou a um participante da reunião com pais a ler no inicio da mesma.

Desejo - Carlos Drummond de Andrade

Desejo a você
Fruto do mato

Cheiro de jardim

Namoro no portão

Domingo sem chuva

Segunda sem mau humor

Sábado com seu amor

Filme do Carlitos

Chope com amigos

Crônica de Rubem Braga

Viver sem inimigos

Filme antigo na TV

Ter uma pessoa especial

E que ela goste de você

Música de Tom com letra de Chico

Frango caipira em pensão do interior

Ouvir uma palavra amável

Ter uma surpresa agradável

Ver a Banda passar

Noite de lua Cheia

Rever uma velha amizade

Ter fé em Deus

Não Ter que ouvir a palavra não
Nem nunca, nem jamais e adeus.

Rir como criança

Ouvir canto de passarinho

Sarar de resfriado

Escrever um poema de Amor

Que nunca será rasgado
Formar um par ideal

Tomar banho de cachoeira
Pegar um bronzeado legal

Aprender um nova canção

Esperar alguém na estação

Queijo com goiabada
Pôr-do-Sol na roça

Uma festa
Um violão

Uma seresta
Recordar um amor antigo

Ter um ombro sempre amigo

Bater palmas de alegria

Uma tarde amena

Calçar um velho chinelo
Sentar numa velha poltrona

Tocar violão para alguém

Ouvir a chuva no telhado

Vinho branco

Bolero de Ravel


E muito carinho meu.


 
 
Solange mãe do aluno Danilo da professora Maria Celia se prontificou a ler para os pais e deu sua impressão sobre a o texto.
 
 
“Achei ótimo e interessante, já que desejos são coisas que todos nós temos, de que o amanhã seja melhor, o outro seja melhor, temos que viver, ter esperança do melhor”.
 
PAPE - Debora C.

quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Hoje falei com os alunos dos 1º anos/inicial sobre um assunto que todo mundo conhece e faz, mas tem vergonha de confessar. Algo que pode ser barulhento, silencioso  e fedido. Algo que Você já sabe do que estou falando?
Sim, li um livro que trata sobre problemas gastrointestinais, flatulências, mais conhecido como pum!Guarda os maiores segredos dos “Contos de Fadas”, mostrando que as histórias conhecidas podem ter outras versões.
O livro lido foi ATÉ AS PRINCESAS SOLTAM PUM” de Ilan Brenman – Editora Brinque-Book, cuja sinopse encontra-se abaixo.
“Laura é uma garotinha (como toda criança) bem curiosa e uma das questões que mais a intriga (e a seus colegas de escola também) é saber se as princesas soltam ou não pum. Ela recorre ao pai para esclarecer a dúvida tão perturbadora, que, por sua vez, recorre ao antigo “livro secreto das princesas” e, com ele, a confirmação: “sim, Cinderela, Branca de Neve e até a Pequena Sereia sempre soltaram pum!.”Mesmo diante da realidade, Laura sabe que as princesas dos contos de fadas continuam sendo as mais lindas princesas...
A leitura foi bastante tranqüila e despertou a curiosidade dos alunos. A primeira reação das crianças foi a risada e de maneira simples e gostosa participaram da leitura com muita atenção e curiosidade. Além de prometerem não revelar o segredo das princesas para ninguém!
Esse pedacinho do Projeto “Vamos Simplesmente Ler” virou uma gostosa brincadeira. Que venham outras!
Beijos

Cibele
“Exigências da Vida Moderna” de Luiz Fernando Veríssimo foi a crônica que li à Equipe de apoio. Foi um momento de prazer e de reflexão sobre nossa vida e sobre o gerenciamento do nosso tempo.
      E é exatamente sobre isso que trata o texto que com bastante ironia busca mostrar como nos tornamos escravos do tempo, fazendo mil coisas, correndo de um lado ao outro sem a devida qualidade de vida.
      Realmente o tempo passa rápido demais e a vida é curta, então devemos aproveitar o pouco tempo que temos. Não deixe a vida passar sem ter vivido!
Sobre o Autor: Luis Fernando Veríssimo é um dos mais respeitados cronistas brasileiros, autor de best-sellers inesquecíveis, como Comédias da Vida Privada e Clube dos Anjos. .
Filho de Érico Veríssimo, um dos maiores nomes da literatura nacional, Luis Fernando Veríssimo nasceu em Porto Alegre, em 26 de setembro de 1936. Aos 16 anos, foi morar nos EUA, onde aprendeu a tocar saxofone, hábito que cultiva até hoje – tem um grupo, o Jazz 6.  É jornalista. Antes de se dedicar exclusivamente à literatura, trabalhou como revisor no jornal gaúcho Zero Hora, em fins de 1966, e atuou como tradutor, no Rio de Janeiro. Casado há mais de 30 anos com Lúcia Veríssimo, sua primeira “namorada séria”, tem três filhos: Fernanda, Mariana e Pedro.
Beijos
Cibele

quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Uma ideia toda azul - autora: Marina Colasanti

Esta foi a história que escolhi ler para finalizar o Conselho Ano Ciclo dos 3ºs anos iniciais. Escolhi por se tratar de uma história que dialoga com o inconsciente mostrando o quanto é importante compartilhar nossas idéias e nossas histórias.
O rei teve uma idéia... brincou com ela pelos jardins, mas ficou com medo de...
Leiam esta história instigante!


Marina Colasanti (Sant'Anna) nasceu em 26 de setembro de 1937, em Asmara (Eritréia), Etiópia. Viveu sua infância na Africa (Eritréia, Líbia). Depois seguiu para a Itália, onde morou 11 anos. Chegou ao Brasil em 1948, e sua família se radicou no Rio de Janeiro, onde reside desde então.
Possui nacionalidade brasileira e naturalidade italiana.Entre 1952 e 1956 estudou pintura com Catarina Baratelle; em 1958 já participava de vários salões de artes plásticas, como o III Salão de Arte Moderna.
Leia mais

Rose Benedita

quinta-feira, 16 de agosto de 2012

A história do leão que não sabia escrever - Martin Baltscheit

Diretora Rose lendo o livro: A história do leão que não sabia escrever - Martin Baltscheit, para os alunos do Ensino Fundamental I do período da tarde






PAPE - DEBORA