sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Professora Luana


Ler é um prazer que tenho desde que era uma menina. Meus pais sempre foram grandes leitores e até hoje é difícil não vê-los com um livro nas mãos. Por conta disso o projeto de nossa escola “Vamos simplesmente Ler” foi para mim algo muito agradável de realizar, tanto com os projetos desenvolvidos com a sala de aula, como aqueles que desenvolvemos coletivamente na escola.

Neste setembro nossa gestão escolar deu-nos o desafio de lemos uns para os outros, para nossa comunidade, para alunos de outras salas, para que nossos alunos lessem para outros alunos ou profissionais da escola dentre outros. Este movimento tão gostoso foi acolhido com muito carinho pelos alunos, que convidaram seus familiares a estarem na escola. Temos uma agenda cheia de mães que irão, não apenas para os alunos da sala, mas para outros também.

E assim começa a nosso agito...

 (Da esquerda para direita Luana, Zilma e Elisângela)

 No dia 13 de setembro escolhi as professoras que fazem atendimento para as crianças do AEE (Atendimento Escolar Especializado), para realizar para estas uma leitura. Escolhi o livro “Vira, Vira, Vira Lobisomem”, da autora Lúcia Pimentel Góes, com ilustrações de André Neves. O livro traz de maneira muito lúdica e gostosa uma visão de como, ao longo de nossas vidas, nós amadurecemos e nos tornamos cada dia mais sábios e em paz conosco e com o mundo. Ao término da leitura conversamos muito sobre como nos modificamos e aprendemos, mas que muitas vezes não percebemos nossas mudanças, quem as percebem são as pessoas que estão a nossa volta. Aprendi muito ao ler e conversar para estas professoras.

Professora Luana B. C. Luiz (3º Ano A, manhã)

PAPE: Debora C.

quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Poesia...

A aluna Ana Julia S.  realizou a leitura do poema: " A porta" de Vinicius de Moraes, para os alunos durante a reunião de representantes de classe (12/09), realizada no laboratório de informática, sobre o uso dos ambientes da escola.
 

"Foi muito legal, pois a sala estava cheia" Ana Julia.

 
Ela adorou fazer a leitura, já que eram alunos de todos os anos ciclos da manhã. O texto lido faz parte do livro: Ler e Escrever que estamos estudando com os alunos dos 2ºs anos - ciclo I.
 
(Relato professora Marlise - 2º ano- ciclo I - Turma: C
 
 
 

A Porta
Eu sou feita de madeira
Madeira, matéria morta
Mas não há coisa no mundo
Mais viva do que uma porta.

Eu abro devagarinho
Pra passar o menininho
Eu abro bem com cuidado
Pra passar o namorado
Eu abro bem prazenteira
Pra passar a cozinheira
Eu abro de sopetão
Pra passar o capitão.

Só não abro pra essa gente
Que diz (a mim bem me importa...)
Que se uma pessoa é burra
É burra como uma porta.

Eu sou muito inteligente!

Eu fecho a frente da casa
Fecho a frente do quartel
Fecho tudo nesse mundo
Só vivo aberta no céu!


http://www.casadobruxo.com.br/poesia/v/porta.htm
 
PAPE: Debora C.


A lei do mais forte (Fábulas)

No dia 27  de setembro foi a vez da dona Silvana, mãe da aluna Stephany da professora Isabel ler uma fábula para a turminha, a fábula que leu foi de um leão que se apaixonou e era muito prepotente, em nome do amor aceitou as exigências do pai de sua amada, mas no final não deu certo o que ele queria....
 
 
Leia a história!!!
 
“Os alunos gostaram muito da história, foi uma experiência nova contar  histórias para tantas crianças já que conto só para minha filha, foi  uma surpresa para ela e um privilegio para mim fazer parte da historia desta escola."
 
 
 






 
PAPE - Debora C.  

quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Pocahontas

A dona Maria do Carmo, mãe da aluna Isabella da professora Isabel do 1º ano - ciclo I, esteve em nossa escola no dia 21 de setembro para ler a história da Pocahontas para a turma da sua filha. 
 
 
 
 
 
 

PAPE - Debora C.
 
 
 

segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Lendo para os alunos


Livro: DEUS AMA VOCÊ COMO VOCE É

Autora: Mary Lain e Ilustradora: Melissa Alachev

 Misslene, mãe da Leticia, professora Anastácia

“Durante a leitura os alunos demonstraram empolgação, riram bastante, lembravam dos amigos pelas características dos personagens e até a professora riu muito, trouxe o livro por ter uma linguagem infantil e  trás alguns valores aos alunos independente de cor,  raça, religião, etc. Para mim a leitura tem que ser um momento prazeroso não obrigatório”



PAPE: Debora C.

Sou feliz, por isso estou aqui...

Superfantástico... ouvir as crianças cantando com muito animo a música do Balão Mágico. Hoje foi esta a música escolhida para trazer as crianças ao ambiente escolar. Embarcar nesse balão do conhecimento e aventurar-se em palavras, números antes nunca explorados. As crianças liam a letra em seus encartes e acompanhavam, algumas vezes o Magno, seguindo a orientação da Cibele diminuía o volume do som do aparelho de DVD, só para ouvirmos a voz animada das crianças. Muito obrigada alunos do Ermínia por nos proporcionarem mais um grande experiência para nossas vidas! A vontade minha, da Marilia e da Ednéia era sair dançando e voando!
Abraços
Rose Benedita 

segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Quem canta os males espanta, a gente é feliz!

Como já comentado pela Cibele, iniciamos hoje, mais uma etapa a favor da aprendizagem de nossos alunos. Aliás uma etapa bem divertida!
A intenção é estimular a leitura de letras de música e expandir esse universo da criança que algumas vezes é empobrecido pela oferta das mesmas letras e músicas pelos meios de comunicação. Começamos com músicas já conhecidas para mais tarde ampliar o repertório. Entregamos um encarte com as letras (menu) das músicas que cantaremos até meados do mês de outubro. Hoje queríamos fazer uma surpresa, por este motivo não entregamos a letra antes. Mas ficaram com as letras e terão acesso antes do canto.
Como plano de fundo nosso objetivo é trazer recursos prazerosos de aprendizagem para a escola. A música desperta algumas sensações muito úteis para o processo de aprendizagem: prazer, alegria, entre outros.
Abraços
Rose Benedita

CANTAR É TAMBÉM LER

     Iniciamos o dia CANTANDO! Ahhhh, como é bom cantar!
     A música escolhida para o dia de hoje foi "Ciranda da Bailarina" de autoria de Chico Buarque e as crianças adoraram!
    Primeiramente a letra da música foi distribuída aos alunos que puderam acompanhar a música lendo e cantando.
    Notei que por ser a primeira vez que fazemos a atividade, os alunos ouviram a canção e cantaram timidamente. Então, decidi colocar a musica mais uma vez num volume mais baixo, alegando que gostaria de ouvir a voz das crianças. Desta vez, os alunos cantaram juntos e ao final elogiaram a atividade e demonstraram interesse na continuidade da "cantoria" que acontecerá todas às segundas feiras.
    Particularmente, achei que a atividade foi um sucesso, as crianças gostaram e eu amei!
    Na verdade, sempre sonhei ser bailarina, mas acabei ficando com as coisas que todo mundo tem, menos as bailarinas!

Beijos

Cibele

quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Pais lendo...

        O texto foi escolhido pela professora Maria Célia que solicitou a um participante da reunião com pais a ler no inicio da mesma.

Desejo - Carlos Drummond de Andrade

Desejo a você
Fruto do mato

Cheiro de jardim

Namoro no portão

Domingo sem chuva

Segunda sem mau humor

Sábado com seu amor

Filme do Carlitos

Chope com amigos

Crônica de Rubem Braga

Viver sem inimigos

Filme antigo na TV

Ter uma pessoa especial

E que ela goste de você

Música de Tom com letra de Chico

Frango caipira em pensão do interior

Ouvir uma palavra amável

Ter uma surpresa agradável

Ver a Banda passar

Noite de lua Cheia

Rever uma velha amizade

Ter fé em Deus

Não Ter que ouvir a palavra não
Nem nunca, nem jamais e adeus.

Rir como criança

Ouvir canto de passarinho

Sarar de resfriado

Escrever um poema de Amor

Que nunca será rasgado
Formar um par ideal

Tomar banho de cachoeira
Pegar um bronzeado legal

Aprender um nova canção

Esperar alguém na estação

Queijo com goiabada
Pôr-do-Sol na roça

Uma festa
Um violão

Uma seresta
Recordar um amor antigo

Ter um ombro sempre amigo

Bater palmas de alegria

Uma tarde amena

Calçar um velho chinelo
Sentar numa velha poltrona

Tocar violão para alguém

Ouvir a chuva no telhado

Vinho branco

Bolero de Ravel


E muito carinho meu.


 
 
Solange mãe do aluno Danilo da professora Maria Celia se prontificou a ler para os pais e deu sua impressão sobre a o texto.
 
 
“Achei ótimo e interessante, já que desejos são coisas que todos nós temos, de que o amanhã seja melhor, o outro seja melhor, temos que viver, ter esperança do melhor”.
 
PAPE - Debora C.